Rainha das Vindimas de Palmela de 2023 alcançou faixa de Miss Simpatia Territórios Vinhateiros

A candidata foi considerada a mais simpática do certame que visa promover as potencialidades económicas, culturais e patrimoniais dos territórios vinhateiros. No Cartaxo, Maria Zoé Parrinha divulgou e deu a provar o que Palmela tem de melhor.

Maria Zoé Parrinha, 20 anos, Rainha das Vindimas de Palmela 2023, conquistou no Cartaxo, no sábado à noite, o título de Miss Simpatia entre catorze candidatas de várias regiões vinhateiras do país. Em noite de tradição, glamour e emoção, o galardão principal da 16.ª edição da Eleição das Embaixadoras dos Territórios Vinhateiros, denominada até 2023 de Rainha das Vindimas de Portugal, seria entregue a Beatriz Ramos, 26 anos, do Cartaxo. O evento é organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Como 1.ª e 2.ªs Embaixadoras foram eleitas Maria Clara, 16 anos, de Ponte da Barca, e Maria Rei, 22 anos, da Azambuja. O prémio de A Mais Popular Online foi para Beatriz Bernardo (Lagoa), enquanto a candidata de Ponte da Barca arrecadou o título da mais fotogénica. As candidatas desfilaram em traje regional e em vestido de gala, mas, nos dias antecedentes, foram avaliadas pelo júri em várias outras provas para apurar as suas capacidades de comunicação, partilhar sabores do seu território e avaliar os seus conhecimentos sobre os municípios e o mundo do vinho.

A Gala de Eleição das Embaixadoras dos Territórios Vinhateiros de Portugal de 2025, com vista a promover e defender o setor do vinho, decorrerá em Vila Viçosa e Palmela estará representada por Inês Carvalho, Rainha da Festa das Vindimas de 2024. Conta com produção de Amílcar Malhó, uma figura sobejamente conhecida da nossa região, que afirmou ao Semmais: “A organização foi impecável, correu tudo muito bem”.

Maria Zoé Parrinha, estudante universitária no curso de Arquitetura, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, revelou que gostava de “trazer algo mais” para o concelho de Palmela, mas, ao conseguir ganhar um título que é decidido entre todas as candidatas, “enche-me de orgulho e toca-me no coração”. Reconhece que poderia ter aperfeiçoado o seu desempenho, em certas partes do concurso, mas sublinha que em todas as provas conseguiu “mostrar um pouco mais sobre Palmela”.

JOSÉ CONDEÇA VOLTA A IDEALIZAR O CORTEJO EM 2025

Já André Ribeiro, presidente da Associação de Festas de Palmela, que também marcou presença na gala, adiantou que o prémio de Miss Simpatia “já é um orgulho para nós”. Na sua opinião, Maria Zoé Parrinha representou com “dignidade as tradições, os nossos hábitos e costumes”. À margem do concurso, André Ribeiro confirmou que em 2025 a criação do cortejo alegórico da Festa das Vindimas, tal como aconteceu este ano, será entregue a José Condeça e Amílcar Caetano, nos figurinos. “O feed-back é muito positivo, as pessoas adoraram o cortejo deste ano, elevámos a fasquia e temos que surpreender novamente o público com mais um cortejo que honre as nossas tradições”.

O vereador Luís Calha também gostou do que viu e sublinhou que “valeu a pena” a participação do município neste evento de cariz nacional. “Tivemos uma presença muito simpática e importante para o nosso território. Creio que estivemos muito bem representados, com uma presença muito digna”, avançou. A seu ver, Palmela continua a ter rainhas “muito bonitas e sempre simpáticas”. E está esperançado que no futuro o concelho possa vir a ter outras presenças  “simpáticas e com bons resultados”.