Autarquia acusa entidade de ter uma “posição economicista” e mantém preocupações de segurança de circulação nas infraestruturas.
A Infraestruturas de Portugal de Portugal (IP) não tem previstas intervenções, num futuro próximo, na Ponte Rodoviária de Alcácer do Sal nem no troço da Estrada Nacional 253, que liga Alcácer do Sal a Santa Susana. Esta informação foi revelada, esta semana, pela câmara municipal que tinha enviado dois ofícios solicitando a intervenção nas duas infraestruturas. “Não compreendemos esta posição economicista da IP e não podemos concordar”, afirma ao Semmais o edil Vítor Proença.
No caso da Ponte Rodoviária, que data de 1945, nomeadamente sobre a estrutura metálica que a compõe, a IP argumenta que “em qualquer das inspeções foi preconizada a necessidade de pintura”, contrariamente ao que a câmara apresenta. “Estamos a falar de um elevado estado de degradação que a pintura da estrutura da ponte apresenta e isso preocupa-nos. Tanto quanto sabemos a estrutura não apresenta riscos, mas não podemos deixar que a situação se mantenha naquele estado, já que falamos de uma infraestrutura importante para a nossa cidade, onde passam centenas de veículos e que também faz parte do postal para quem nos visita”, argumenta o presidente da autarquia.
Para Vítor Proença está longe de se falar de uma operação cosmética: “Não se trata de uma questão simples de pintura. Quando pintamos a ponte 25 de Abril a preocupação não está unicamente no estado da pintura. Temos de ter atenção aos aspetos de corrosão e do desgaste do material. É isso que também nos preocupa”.
O edil também não ficou satisfeito com a resposta da IP sobre o troço da EN253 que liga Alcácer do Sal a Santa Susana. “Há algum tempo que o estado daquela estrada nos preocupa, mas nos tempos a situação agravou-se substancialmente. Neste momento é mesmo péssimo. Não compreendemos como é que a IP não pretende intervir naquele local. Existem estradas que estão em melhor estado e são menos utilizadas que são alvo de intervenção. Não nos podemos esquecer que esta estrada é das que tem mais procura no nosso concelho e é um autêntico corredor para Montemor, por exemplo, utilizada por milhares de veículos, inclusivamente pesados de mercadorias”, refere Vítor Proença.
O autarca diz que a edilidade vai manter a posição e continuar a pressionar para que as obras sejam efetivamente concretizadas. “Vamos enviar novos ofícios, apelar à IP que atenda às nossas preocupações e faça as devidas obras nas infraestruturas que indicamos. De momento é essa a nossa intenção, mas podemos levar isto para outro patamar”, diz.
Pedido de reunião com ministro
Hoje à agência Lusa, além de ter reiterado as preocupações que tinha adiantado ao Semmais, Vitor Proença revelou também que irá solicitar uma reunião com Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas.
“Não vamos desistir daquilo que consideramos justo”, afirmou o autarca à agência Lusa.