Setúbal Poderia ser Diferente, para Melhor, assim Quisessem os Setubalenses e Azeitonenses

Uma cidade como Setúbal ó poderá voltar a crescer economicamente se criar atratividade para médias e grandes empresas, neste momento falta nos melhorar substancialmente atratividade para que as direções das médias e grandes empresas queiram criar cá investimento.

Todos sabemos que sem investimento e com rendimentos baixos, o crescimento económico fica hipotecado. Sem produtividade, não há mais salários e sem isso, a qualidade de vida também não consegue melhorar.

Assim sendo, as políticas de governação da nossa cidade precisam de ser bem repensadas e tem que se começar já a pensar mudar este paradigma para Setúbal, se quisermos de novo voltar a ser uma cidade economicamente pujante como o foi há muitos anos atrás.

Para mudarmos o paradigma e aumentarmos a atratividade para o investimento, teremos que considerar algumas estratégias.

Teríamos que melhorar as Infraestruturas, criar investimento em mais transportes, comunicação e serviços públicos criando assim um facilitar do fluxo de mercadorias e pessoas, atraindo deste modo empresas e turistas.

Não poderão ser esquecidos os incentivos fiscais, ao se implementar políticas fiscais que favoreçam novas empresas e startups estamos efetivamente a estimular a criação de novos negócios locais e a criar atração de investimentos externos.

Tendo na nossa região um politécnico e várias escolas profissionais teríamos que investir ainda mais na Formação e na Qualificação dos formandos, mas para isso teríamos que promover programas de formação e qualificação profissional com essas escolas e as empresas da região, de modo que se conseguisse verificar as necessidades das empresas e assim conseguir com a população local criar uma força de trabalho preparada, capacitada e atrativa para as empresas.

Ainda a nível de educação poderíamos investir na Inovação e Tecnologia, ao fomentarse um ecossistema de inovação tecnológica e digital, por meio de incubadoras e aceleradoras, poderíamos estar a ajudar a posicionar Setúbal como um polo atrativo para empreendedores.

Teríamos também a Promoção do Turismo. Setúbal tem um rico património natural e cultural inquestionável, a história de Setúbal tem registos de ocupação humana no território do concelho que remontam à pré-história, tendo sido recolhidos, em vários locais, numerosos vestígios desde o Neolítico. Foi visitada por fenícios, gregos e cartagineses, que vinham à Ibéria na procura do sal e do estanho, os próprios romanos fixaram-se nas margens do sado, por tudo isto Investir-se com planeamento no turismo iria conseguirse gerar receitas e oportunidades de emprego, contribuindo assim também para uma economia local.

Existe a necessidade de Implementar práticas sustentáveis tais como, garantir o acesso de todos a uma habitação adequada, segura e acessível. Aumentar a capacidade de planeamento e gestão integrados e sustentáveis de aglomerados humanos. Reduzir o impacto ambiental adverso da cidade, prestando atenção especial à qualidade do ar e à gestão de resíduos. pois que com isto poderia não só melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também atrair investimentos que valorizam a responsabilidade ambiental.

Por fim poderíamos incentivar campanhas de Marketing, para se poder criar uma imagem forte e positiva de Setúbal como um lugar onde vale a pena viver e trabalhar podendo assim atrair tanto investidores quanto novos residentes.

Se conseguíssemos criar e adotar esta abordagem integrada que combinasse estas estratégias, Setúbal poderia não apenas aumentar sua atratividade para investimentos, como também melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e garantir um futuro económico mais próspero.

Carlos Cardoso – Gestor