São esperados milhares de visitantes atraídos pela doçura e popularidade deste produto. Certame conta com meia centena de expositores e showcoockings com respeitados chefes na arte chocolateira.
Anteveem-se E dias doces em Grândola a partir desta sexta-feira com a realização da 16.ª edição da Feira de Chocolate, um certame que volta a promover este produto de inegável popularidade, através de showcookings, expositores e muita animação.
Com o chocolate como ingrediente principal, a iniciativa, promovida pela câmara municipal, tem cimentado uma posição de destaque na programação de eventos do concelho e, este ano, conta com meia centena de expositores para atrair os milhares de visitantes que são esperados.
“É sobretudo uma aposta num produto que é consensual, deve haver pouca gente que não gosta de chocolate. Depois acaba por estar ligado a esta época de final de ano e por isso temos mantido a aposta nesta iniciativa. Tem suscitado mais interesse, tem tido maior exposição mediática e, naturalmente, temos recebido mais visitantes ao longo dos anos”, sublinha Carina Batista, vereadora da câmara de Grândola, com o pelouro das feiras e eventos, em conversa com o Semmais.
Assume particular destaque no cartaz desta edição a presença do “Chef Chocolatier” Daniel Gomes, autor de “Glorius” o bombom mais caro do mundo, que parSão esperados milhares de visitantes atraídos pela doçura e popularidade deste produto. Certame conta com meia centena de expositores e showcoockings com respeitados chefes na arte chocolateira. Chocolate é o ingrediente principal em Grândola até domingo tilhará um pouco do seu percurso e arte num showcooking agendado para domingo. Além disso, o evento conta ainda com a participação de mais seis chefes, nomeadamente Céu Carvalho, Paula Baluga Re Monteiro e a tripla Manuel Alexandre, Tony Salgado e Valdemar Onofre.
Marca também presença a mestre chocolatier Marlene Alexandre que, durante os três dias do evento, irá juntamente com a sua equipa, esculpir em chocolate um megafone e imagem das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Grândola, da autoria de André carrilho.
Para a vereadora Carina Batista, além da promoção destes produtos e das atividades ligadas ao chocolate, esta feira tem ainda a particular importância de dinamizar socialmente e economicamente o concelho, já com a perspetiva de lançar a quadra natalícia. “Estamos a falar de um certame que é muito virado para as famílias e que dá oportunidade às pessoas de começarem a fazer algumas compras de Natal. Apesar de se realizar no Parque das Feiras e Exposições, é também um momento em que promovemos o nosso concelho e procuramos dinamizar a economia local através deste atrativo que a feira apresenta. Este fator é muito importante, porque estamos numa época considerada baixa.”, destaca.
O evento conta ainda com uma programação musical encabeçada por Rosinha, que sobe ao palco para um concerto esta sexta-feira, pelas 22h00. No domingo o espetáculo, pele mesma hora, está a cargo do grupo Boca Doce.
Há também para esta edição, segundo Carina Batista, um “reforço na programação de animação itinerante”, nomeadamente com intervenções concretizadas pelas companhias Malatitsch, Água no Deserto, Estátua Viva e Uh!Topia, estando ainda previstos espetáculos circenses e de fogo. A feira terá ainda uma oficina criativa com atividades para os mais novos, assim como carrosséis e insufláveis.