Descobertos fósseis a norte da praia da Galé (Fontainhas) em Grândola

636812819 1404511961720223 6089435696218289614 n

Fósseis que se julgam pertencer a pelo menos duas baleias foram descobertos a norte da praia da Galé (Fontainhas), no concelho de Grândola, e nos próximos dias irão decorrer trabalhos paleontológicos de recuperação e extracção, revelou o município.

Numa publicação na rede social Facebook, a câmara de Grândola, adianta que no início da semana o município teve conhecimento do “surgimento de possíveis fósseis a norte da praia da Galé (Fontainhas), como consequência das remobilizações de areia após as tempestades que assolaram o país”.

Depois de terem sido “desencadeadas automaticamente todas a diligências necessárias para a sua salvaguarda”, esta sexta-feira de manhã decorreu no local uma reunião entre técnicos do município e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), agentes da capitania e polícia marítima, investigadores do Museu da Lourinhã e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e responsáveis da Costa Terra, “confirmando a importância científica do achado”, refere a autarquia.

Ainda de acordo com a câmara de Grândola, “os trabalhos paleontológicos de recuperação e extracção dos fósseis, que se julga pertencerem a pelo menos duas baleias, irão decorrer nos próximos dias com a participação de paleontólogos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Museu da Lourinhã e técnicos do município”.

Na nota, a autarquia agradece ainda às pessoas que contactaram o município “a reportar esta descoberta”.