Esporão investe 3 milhões no Instituto Superior de Agronomia

O produtor de vinhos alentejanos foi o único candidato ao concurso público para a concessão, por três décadas, de um dos edifícios do estabelecimento de ensino, da Universidade Nova.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

O contrato de adjudicação, adianta a edição digital do Expresso, prevê um investimento de 3 milhões de euros na reabilitação do espaço, e o pagamento de uma renda mensal fixa de 2.050 euros.

Em causa estão atividades de comércio e serviços no “Edifício da Geradora” e área envolvente, onde o Instituto Superior de Agronomia (ISA) tem uma componente museológica, com algumas máquinas, mas também guarda cereais das colheitas.

Com este concurso, no âmbito do Plano Estratégico do Campus da Tapada, o ISA quer, agora “iniciar a dinamização externa de um centro interdisciplinar na área da ciência, com uma ligação forte aos sistemas agrícolas existentes na Tapada da Ajuda, e constituirá um living lab para as tecnologias da área agronómica, alimentar e ambiental”, lê-se na mesma plataforma.

Segundo o ISA, “ao reabilitar-se o Edifício da Geradora e o espaço envolvente, em parceria com uma empresa de renome indiscutível no sector alimentar, o Esporão, encontra-se, assim, uma oportunidade de inovação no sector vitivinícola e na restauração”.

A abertura está prevista para 2022, e o projeto contempla “a integração de espaços sociais para a empresa e uma área museológica de agricultura, alimentação, biodiversidade e arte que deverá permitir “desenvolver as condições para se implementarem um conjunto de tecnologias sustentáveis objeto de ensino no ISA”.

Sobre o futuro deste espaço nada mais se sabe, uma vez que o Esporão se limitou a confirmar ao Expresso o projeto, não divulgando pormenores. De acordo com a mesma publicação, apesar do contrato já estar assinado, ainda há questões processuais em curso e a adjudicação aguarda o visto do Tribunal de Contas.

O Esporão, com um volume de negócios próximo dos 50 milhões de euros, produz vinhos no Alentejo, Douro e Região dos Vinhos Verdes, e desenvolve outras atividades como o enoturismo, a produção de cerveja artesanal e de azeite.