“Mega nogado” com 100 metros vai ser confecionado em Arraiolos no Carnaval

Um nogado, doce típico do Alentejo, com 100 metros vai ser confecionado em Vimieiro e degustado pela população local, na tarde de domingo de Carnaval.

 

Segundo o município, o programa dos festejos carnavalescos no concelho de Arraiolos, distrito de Évora, integra a iniciativa “Ao Sabor das Tradições”, na vila de Vimieiro, com um “mega nogado”, um dos doces tradicionais de Carnaval na região, no domingo, pelas 17h00.

“Do nogado, doce que motivou este evento, chegam-nos relatos diversos sobre a sua receita transportada para os nossos dias mercê do testemunho verbal das gerações mais idosas”, assinala a autarquia.

Segundo a presidente da câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, o município promove ao longo do ano um conjunto de ações que visa “dar visibilidade aos sabores tradicionais do concelho, onde se destaca o nogado de Carnaval”.

“A transmissão de usos e costumes alicerçados em práticas ancestrais ganha um espaço determinante com este incentivo proporcionado pela autarquia, em colaboração com a comunidade local”, adiantou.

O presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro, Francisco Fortio, realçou a colaboração do movimento associativo e de empresas da freguesia na iniciativa, “o que contribui para estimular a própria economia local”.

A confeção do “grande nogado” resulta de uma iniciativa do município em parceria com a Junta de Freguesia de Vimieiro, Clube Alentejano de Desportos Vimieirense, Associação Jovens em Movimento, Associação de Reformados e Pensionistas e duas padarias e um restaurante da localidade.