O FITA- Festival Internacional de Teatro do Alentejo volta a Grândola com os espetáculos “Christiane Un Bio-Musical Científico”, “Beatriz e o Peixe-Palhaço” e “Dizcontos”, nos dias 12, 14 e 19 de março.
Numa homenagem a Christina Dosne Pasqualini – a investigadora científica francesa que chegou a Buenos Aires, com 22 anos, para trabalhar ao lado do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina Benardo Houssay -, Belén Pasqualini interpreta um ser aventureiro e vanguardista em “Christiane Un Bio-Musical Científico”, no palco do Cineteatro Grandolense, a 12 de março, às 21h30.
O dia 14 é dedicado aos mais novos, com interpretação de Elsa Pinho numa produção independente portuguesa, que conta a história de Beatriz e da sua família rígida e fechada com metas muito altas e claras para a criança desde o seu nascimento. Mas um peixe colorido poderá mudar o rumo da história de “Beatriz e o Peixe-Palhaço”, a partir das 11h.
Klemente Tsamba apresenta “Dizcontos”, pela Cia Teatro di Mozambique, um solo teatral sobre a imigração de jovens moçambicanos para a África do Sul nas décadas de 80 e 90. O ator interpreta, num espetáculo quase biográfico, o papel de um sem abrigo que vai dando vida a várias personagens da sua família e da convivência de cada um com o drama do seu irmão, um jovem imigrante. A peça sobe à cena dia 19, às 21h30.
O FITA passa também por Beja, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Campo Maior, Cuba, Elvas, Mértola, Ourique, Ponte de Sor, Santiago do Cacém e na Casa da América Latina, em Lisboa, com companhias de Portugal, Espanha, Brasil, Cuba, República Dominicana, México, Colômbia, Moçambique, Uruguai e Chile.