Aljustrel é o município que tem a maior taxa de execução a nível nacional de projetos aprovados e financiados pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), num investimento de 6,3 milhões de euros.
Em comunicado enviado ao Semmais Digital, a câmara refere que, segundo os últimos dados oficiais revelados, “lidera o PEDU com uma taxa de execução de 76%, seguindo-se os municípios de Castelo Branco (58%) e Viana do Castelo (52%).
A autarquia afirma ainda que candidatou 13 projetos que foram aprovados no âmbito do PEDU, num investimento total de 6.319.035 euros, sendo que 10 já estão concluídos e três em fase de execução com obras a decorrerem.
“O objetivo da Câmara de Aljustrel foi mobilizar todos os esforços para garantir uma boa execução física e financeira das candidaturas aprovadas e, sobretudo, concretizar os projetos considerados estruturantes, tendo em vista o desenvolvimento social e económico do concelho”, diz o município.
A criação do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel (1.483.521 euros), instalação do Centro de Documentação Local de Aljustrel (1.350.626 euros) e requalificação urbana do bairro mineiro de Vale d’Oca (556.497 euros) são os três projetos em execução e que evolvem os maiores investimentos.
Entre os projetos já concluídos estão os de requalificação urbana dos bairros mineiros de Algares e Plano (524.135 euros) e do troço central da avenida da Liberdade (481.335 euros), de criação de dois corredores clicáveis – dos bairros de Vale d’Oca, Algares e Plano (380.567 euros) e do bairro de São João (220.536 euros) e de expansão da ciclovia urbana de Aljustrel (298.329 euros).
A requalificação do bairro mineiro de São João do Deserto (329.783 euros), da zona envolvente ao Malacate Vipasca (307.776 euros), da rua da Quadra e das traseiras do Jardim 25 de Abril (155.226 euros) e do Mercado Municipal de Aljustrel (157.940 euros) e valorização Urbana da Praça da Resistência (72.760 euros) são os outros projetos já concluídos.
“São muitos milhões de euros de investimento público que garantimos para o concelho”, com resultados na promoção do desenvolvimento económico e nas áreas social, cultural, turismo, urbanismo e património, diz o presidente Nelson Brito, citado na nota de imprensa.
Já o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e da comissão diretiva do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, Roberto Grilo, citado pelo município, considera que a Câmara de Aljustrel “fez um bom aproveitamento dos fundos da União Europeia ao longo deste período de programação”.
Roberto Grilo destaca “o desempenho” da Câmara de Aljustrel “ao longo deste período de programação” e realça “a qualidade dos projetos” que o município candidatou ao Alentejo 2020.
O PEDU está englobado no Portugal 2020, um acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia que reúne os cinco fundos europeus estruturais e de investimento e está dividido em programas operacionais.