Europa confiante no potencial dos novos investimentos no Porto de Sines

O incremento da competitividade no sector marítimo-portuário também passa pela redução nos prazos das concessões, considera a Comissão Europeia.

“Os investimentos no novo terminal de contentores de Sines (Terminal Vasco da Gama) e a expansão do terminal XXI já existente aumentarão o potencial económico de Sines”, sublinha o Documento de Trabalho dos Serviços da Comissão Europeia, relativo ao Portugal 2020.

O documento, que tem como objetivo a “avaliação dos progressos realizados em matéria de reformas estruturais, prevenção e correção dos desequilíbrios macroeconómicos e resultados das apreciações aprofundadas”, considera que o desenvolvimento dos novos terminais de contentores em Portugal é fundamental para o progresso do sistema marítimo-portuário nacional.

A Comissão Europeia defende ainda a necessidade de encurtar os prazos das concessões, factor que contribuirá, na opinião da OCDE, para o aumento da competitividade no sector marítimo-portuário, uma opinião contrária a muitas das empresas que investem no setor.

Os argumentos das empresas prendem-se com os investimentos necessários ao funcionamento e modernização dos terminais e movimentação das cargas, defendendo largos períodos de concessão de forma a rentabilizarem o capital investido, o que pode demorar várias décadas, defendem as operadoras.

Segundo a revista Cargo, o investimento global no Porto de Sines ascenderá aos 1,3 mil milhões de euros.