Politécnico de Portalegre alarga prazo de pagamento das propinas

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) anunciou hoje ter alargado o prazo de pagamento das propinas, devido às “dificuldades acrescidas” das famílias e para evitar que os estudantes abandonem os estudos, devido à pandemia.

A medida permite que as prestações das propinas de março a junho possam ser pagas até 31 de julho, explicou o IPP, em comunicado.

“O Politécnico de Portalegre está ciente das dificuldades acrescidas para a maior parte dos agregados familiares, no atual contexto socioeconómico. Procurando que esta situação não coloque em risco a continuidade dos estudos para nenhum estudante, foi decidida a prorrogação do pagamento das propinas”, lê-se na nota de imprensa, assinada pelo presidente do IPP, Albano Silva.

O responsável indicou, por outro lado, que a residência existente em Portalegre “está a funcionar com 60 estudantes”, na sua maioria estrangeiros, que optaram por ficar na cidade.

“Com medidas internas de isolamento social, o Politécnico criou condições suplementares para possibilitar comportamentos sociais adequados à situação e para melhor poderem acompanhar as atividades letivas à distância”, adianta a mesma nota.

Nesse sentido, “aumentaram-se” os recursos informáticos disponíveis e passou-se a fornecer a estes 60 estudantes duas refeições diárias que são confecionadas numa das cantinas do Politécnico e colocadas na residência em regime de take-away.

O IPP reforçou ainda na residência de estudantes o serviço de limpeza, de portaria e de vigilância, para “aumentar” a higienização e o acompanhamento dos alunos.

O Politécnico desenvolve, desde o dia 16 deste mês, o processo de ensino e aprendizagem em regime não presencial, estando os estudantes a trabalhar com os seus professores através de plataformas de ensino à distância que vão sendo “aperfeiçoadas diariamente”.