Universidade de Évora cede residência para profissionais de saúde

A residência universitária em causa está localizada no centro histórico de Évora, a cerca de 150 metros do Hospital do Espírito Santo.

A Universidade de Évora (UE) vai disponibilizar a residência universitária Portas de Moura, para os profissionais que estão na linha da frente no combate à pandemia.

A residência universitária em causa está localizada no centro histórico de Évora, a cerca de 150 metros do Hospital do Espírito Santo e, para além dos profissionais de saúde, a residência fica disponível para acolher agentes das forças de segurança e da proteção civil.

À Ensino Magazine, Ausenda de Cáceres Balbino, vice-Reitora da UE que tutela a área da ação social, refere que esta decisão teve um conta o facto de “muitos dos profissionais não regressarem às suas casas para proteger as suas famílias e conter a contaminação”.

Esta residência, acrescenta a Vice-Reitora, “oferece a estes profissionais o conforto necessário para minimizar o impacto de estar longe de casa”. Dispõe de 21 camas, cozinha equipada, sala de estudo e sala de estar, TV e acesso a Internet sem fios.

Esta é mais uma das medidas adotadas pela academia, que está a colaborar com o Serviço Nacional de Saúde com a realização de cerca de “300 testes por dia para apoiar, por um lado, o Hospital do Espírito Santo, e por outro, instituições de apoio a idosos da região, envolvendo várias unidades de investigação da UE e também a Escola de Enfermagem São João de Deus, que irá efetuar a recolha das amostras”, revela a universidade.