Cadeia de Setúbal começou hoje a libertar presos

No total serão libertados nos próximos dias 19 presos, a maior parte dos quais já gozava de saídas precárias em regime aberto externo. A ideia é reduzir o foco de contaminação da Covid-19 no estabelecimento prisional.

Três presos com penas até seis meses e 16 que já gozavam de saídas precárias em regime aberto externo, vão ser libertados do estabelecimento prisional de Setúbal, nos Quatro Caminhos, na sequência das medidas decretadas pelo Governo e ratificadas pela Assembleia da República.

Os primeiros três presos, todos condenados a penas até seis meses, saíram este sábado, dia 11 de abril, sendo que “nos próximos dias deverão sair os restantes dezasseis” detidos na cadeia de Setúbal, confirmou ao Semmais Digital uma fonte prisional.

De acordo com as nossas fontes, há presos com penas graves, alguns deles agravadas até quinze anos, que vão gozar de saídas precárias externas (RAE) mais alargadas, de 45 dias, após os quais “vão ter que regressar à cadeia e ser alvo de nova avaliação” por parte dos serviços prisionais. “O que se está a fazer, cumprindo o diploma, é dar oportunidade a estes homens de terem precárias mais alargadas quando, até a este momento, só podiam sair para junto da família 7 dias seguidos e três vezes por ano”, explicaram.

O Semmais Digital sabe que os três reclusos que cumpriam penas até seis meses, estavam condenados por terem conduzido sem carta ou terem sido apanhados a conduzir com excesso de álcool.

As fontes do Semmais, que confirmaram a não existência de qualquer caso de infeção em estabelecimentos prisionais da região de Setúbal, admitem que os presos têm vindo a viver “uma ansiedade infernal”, por não terem visitas. “As únicas pessoas que têm tentado conter a ansiedade dos reclusos são os guardas, e não pela força, mas sim pela experiência e sensibilidade para com este tipo de cenário, situação que tem evitado motins e outras altercações que podiam vir a suceder”, garantem as nossas fontes.