Hospital do Barreiro recupera esculturas de René Bértholo

Seis obras de arte estavam deterioradas por se encontrarem em espaço aberto. Um conjunto de entidades promoveu o restauro.

O Centro Hospitalar Barreiro/Montijo (CHBM) anunciou a recuperação de seis esculturas de René Bértholo, que se encontravam expostas no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e que evidenciavam profundos sinais de degradação.

As obras de cimento pintado de vários tons foram instaladas no Hospital de Nossa Senhora do Rosário em 1983, tendo ficado distribuídas por quatro pátios interiores, apresentando desgaste, fraturas e perdas de cor.

A intervenção nestas obras de arte só terá sido possível de consumar devido à resposta positiva dada, entre outros, pelo jornalista e crítico de arte, Alexandre Pomar, e pela fundadora e diretora da Galeria Ratton, Ana Maria Viegas. A administração do hospital salienta ainda os contributos dados pela Fundação Oriente, por Graça Carmona e Costa e pela Liga de Amigos do Hospital Distrital do Barreiro.

René Bértholo foi um artista plástico português que se destacou, sobretudo, na pintura e na escultura. As seis que se encontram na posse do hospital têm um carácter lúdico, surgindo como imagens populares e fragmentos de ficções, criando cada uma delas a possibilidade de dar diversas interpretações a quem as observa.