Número de infetados continua a progredir na margem Sul do Tejo, são já 1359

Três novos focos e 32 pessoas infetadas em bairros degradados lançam o alerta no Seixal e em Almada, os dois concelhos do distrito de Setúbal mais afetados.

O número de infetados com Covid-19 no distrito de Setúbal continua a aumentar. Hoje são mais 44 pessoas, num total de 1359, de acordo com os dados estatísticos da Direção Geral de Saúde (DGS) e das autarquias. Numa altura em que pandemia parece estabilizar em praticamente todo o país, é na região de Lisboa e Vale do Tejo e na Área Metropolitana de Lisboa (onde se inserem nove concelhos do distrito de Setúbal), que ocorrem a maior parte dos novos casos, atingindo 96 por cento do total.

Tal como o Semmais já noticiou, citando a Câmara Municipal do Seixal, foram detetados recentemente três novos focos da doença neste concelho, num total de 32 pessoas atingidas. Destas, 16 são residentes no Vale dos Chícharos, mais conhecido como Bairro da Jamaica.

As causa do contágio dever-se-ão, possivelmente, a uma festa realizada durante os dias 1, 2 e 3 deste mês na Aroeira, Almada. Nesse mesma festa, onde se deslocaram dezenas de jovens de várias zonas da AML, participaram um número indeterminado de jovens residentes em bairros degradados, como o Bairro da Jamaica, onde as condições de higiene são precárias e a propagação das doenças é mais fácil, até porque nem sempre são cumpridas as regras de distanciamento social impostas.

A Câmara Municipal do Seixal, que lamentou ter tomado conhecimento destes novos focos através da imprensa, mantém as suas unidades de saúde em colaboração com a Unidade de Saúde Pública de Almada/Seixal.

A DGS diz que existem hoje, confirmados, 361 casos em Almada e 335 no Seixal. Estes são os dois concelhos mais afetados pela pandemia apesar de, conforme refere a autarquia seixalense, possuírem taxas de contágio inferiores às nacionais e às da AML (número de doentes por 10.000 habitantes).

O terceiro concelho mais atingido é o Barreiro, com 217 casos. Seguem-se a Moita, com 146 doentes, o Montijo, com 116, e Setúbal, que já conta 97. Sesimbra tem 33 infetados, Palmela tem 27 e Alcochete 23.

Nos concelhos do Litoral Alentejano que estão integrados no distrito de Setúbal os números mantêm-se inalterados face a ontem. Assim, a DGS refere a existência de sete casos em Alcácer do Sal, 11 em Grândola e 17 em Santiago do Cacém. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal diz, no entanto, que apenas conta um caso ativo e que registou sete pessoas já recuperadas. A autarquia de Grândola refere, por sua vez, que tem dois casos ativos, 13 recuperações e cinco pessoas em vigilância. Por fim, a Câmara de Santiago do Cacém diz ter um doente com o vírus ativo e 14 já recuperados.

No panorama nacional o Norte tem hoje 16.703 casos e 755 mortos. No Centro existem 3690 doentes e 235 mortos. Em Lisboa e Vale do Tejo os infetados são já 10.055 e os falecidos 355. No Alentejo contam-se 256 infetados e um morto. No Algarve as estatísticas revelam 363 pessoas doentes com covid-19 e 15 óbitos. Os Açores apresentam igual número de falecimentos, contando, no entanto, com apenas 135 casos positivos. Por fim, na Madeira, continua a não haver registo de vítimas mortais e contam-se apenas 90 doentes.

A DGS informa também que o número total de casos no país é agora de 31.392. Há 510 pessoas internadas, das quais 66 estão em unidades de cuidados intensivos. O número de mortes subiu para 1356, enquanto o de recuperados é já de 18.349.