A Câmara Municipal, para além de voltar a abrir os espaços culturais, assinala também o Dia Mundial da Criança.
O município de Moura assinala hoje, dia 1 de junho, o Dia Internacional da Criança. Esta segunda-feira, a autarquia procede também à reabertura de vários espaços culturais do concelho, ultrapassada que está mais uma fase de desconfinamento devido à pandemia de Covid-19.
Sem poder realizar as habituais atividades que assinalam o Dia Internacional da Criança, a câmara municipal resolveu assinalar a data utilizando as plataformas digitais. No Facebook, na página “Moura Fica em Casa”, os mais novos têm a possibilidade de ouvir um conto, de efetuar jogos de família, de se inteirarem sobre a culinária, a música ou o teatro.
Estas atividades são promovidas pela autarquia em colaboração com a CPCJ de Moura, a Escola Profissional e o Centro de Saúde.
Mas, se as plataformas digitais são uma boa opção para os mais jovens, os adultos podem voltar a usufruir dos vários espaços culturais que a cidade lhes oferece.
Mesmo de forma condicionada, a Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues volta a reabrir de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 17h00 às 20h00, estando disponível o empréstimo e devolução de obras ao balcão e em regime de take away, ou de entrega ao domicílio. Os leitores poderão requisitar cinco obras, pelo prazo de um mês.
Os espaços museológicos, esses irão reabrir ao público amanhã. A Exposição “Moura Arqueológica”, o Museu de Joalharia Contemporânea Alberto Gordillo, o Museu de Arte Sacra e o Lagar de Varas do Fojo irão funcionar de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 17h00 e as 19h30.
A Casa dos Poços funcionará de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30. O Núcleo Museológico de Moura disponibiliza, aos visitantes, no local um QRCode que possibilita, a partir de qualquer smartphone com recurso a esta tecnologia, aceder a estes conteúdos em formato digital, evitando-se assim o perigo de contágio de Covid-19 através do manuseamento das páginas.