Centro Hospitalar Barreiro/Montijo tem dois novos ventiladores

O novo equipamento custou 40 mil euros e vem suprir carências existentes na unidade de cuidados intensivos.

A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo tem, desde esta semana, dois novos ventiladores. Trata-se de um investimento de cerca de 40 mil euros que vem colmatar algumas das carências dos serviços.

“Trata-se de ventiladores com capacidade para ventilação invasiva e não invasiva, volumétrica e pressurométrica, em doentes críticos, principalmente se em falência respiratória”, explicou o responsável da UCI, Paulo André.

Os dois novos equipamentos, “substituem um ventilador em fim de vida e complementam o parque de máquinas do serviço, na perspetiva de eventual futuro alargamento”.

No ano passado foram internados 149 doentes na UCI do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo. Nesta unidade, que conta com cinco camas, são prestados cuidados a pessoas doentes em estado crítico, ou seja, aquelas que, por disfunção ou falência profunda de um ou mais órgãos ou sistemas do seu organismo, a sua sobrevivência esteja dependente de meios avançados de monitorização e terapêutica.