Pela primeira vez na história, o Barreiro tem uma praia com vigilância. O afluxo de veraneantes e a qualidade ambiental assim o determinaram.
A Praia de Alburrica, no Barreiro, conta pela primeira vez com nadadores salvadores. O anúncio foi feito pela câmara municipal sábado, dia oficial da abertura da época balnear. Os vigilantes estão a trabalhar no local diariamente, até 15 de setembro, no período compreendido entre as 9h00 e as 19h00.
Esta iniciativa é suportada pela autarquia, que, de acordo com o seu presidente, Frederico Rosa, já se justificava devido à muita afluência. “Trata-se de uma medida na qual temos vindo a trabalhar desde o final da época balnear de 2019, devido à afluência que a praia tem tido, e que este ano, neste momento pandémico em que vivemos, dissipou-nos quaisquer dúvidas acerca da sua necessidade. É importante ter nadadores salvadores disponíveis para prestar socorro, mas também para fazer alguma pedagogia na praia e numa altura em que queremos que todos estejam em segurança”, disse o autarca.
O vereador Rui Braga, responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo disse, por sua vez, que o momento se assemelhou a “um dia histórico”. “É a primeira vez na história do Barreiro que temos uma praia vigiada. É uma medida de importância extrema para que todos nos sintamos seguros. Os resultados da qualidade da água, que tem vindo a ser testada ao longo dos últimos cinco anos, são muito satisfatórios, pelo que caminhamos a passos largos para podermos dizer que a praia de Alburrica, é de facto, uma zona balnear oficial pelas entidades competentes”, acrescentou.
Os fáceis acessos, a melhoria da qualidade de água, a limpeza dos terrenos, a criação de chuveiros e estacionamento tem proporcionado uma melhoria das condições desta praia do Rio Tejo, que ao longo dos últimos anos tem sido frequentada por centenas de pessoas. Razões imperativas, no entender da autarquia, para dotar o espaço de meios de socorro a banhistas, assim como, a criação de um corredor de emergência e sinaléticas adequadas.