A baixa da cidade de Setúbal ‘acordou’ esta manhã com várias fachadas de loja riscadas a tinta de graffiti. Também as instalações da Cruz Vermelha foram danificadas.
Várias fachadas e montras de lojas na baixa de Setúbal foram riscadas com tinta de graffiti e com inscrições ofensivas. “Morte à bófia” podia ler-se em vários locais, nomeadamente na fachada da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, no Largo da Misericórdia.
Este tipo de ações tem acontecido um pouco por todo o país com vandalização de espaços públicos e de algumas estátuas, em protestos contra o racismo. Na sua página de Facebook, a Cruz Vermelha considera que “as pessoas que cometem estes atos sabem muito pouco sobre História”, uma vez que vandalizam aleatoriamente “estátuas de figuras humanitárias, pensadores e outros que se bateram pela liberdade bem como a edifícios de instituições humanitárias cuja missão é precisamente combater as desigualdades respeitando as diferenças de cor, religião ou pensamento.”
Para além da fachada da Cruz Vermelha, algumas lojas viram as suas montras ou proteções riscadas. As paredes exteriores do restaurante situado no Largo da Misericórdia também foram vandalizadas.