Santo André pode comportar 2.500 pessoas e Fonte do Cortiço tem lotação máxima de 400 banhistas.
As praias do Concelho de Santiago do Cacém abriram a época balnear no sábado, tendo sido adotadas medidas especiais devido à pandemia de Covid-19.
A vigilância balnear é assegurada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém na praia da Fonte do Cortiço (Areias Brancas), uma vez que não há concessionário, e na Praia do Monte Velho (Porto das Carretas), que apesar de não ser considerada praia de uso balnear é bastante frequentada no verão.
Na Praia da Costa de Santo André, segundo refere a edilidade, é da competência do concessionário assegurar a colocação de nadadores-salvadores.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) determinou que a Praia da Costa de Santo André terá uma lotação de 2.500 pessoas e a da Fonte do Cortiço de 400 pessoas.
Nesta época balnear a Bandeira Azul está hasteada nas praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço. Estas duas zonas balneares foram, também, distinguidas com o galardão Praia Dourada atribuído pela Associação Ambientalista Quercus, pela qualidade da água.