Para além do aumento do número de infetados, o concelho registou, ontem ao final do dia, o segundo óbito.
A vítima, segundo informações do presidente da autarquia, José Calixto, é uma idosa de 92 anos, residente no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), onde foi detetado o foco.
De acordo com as últimas informações, a situação epidemiológica do concelho regista 132 casos positivos acumulados, 8 dos quais curados e 124 ativos.
Do total dos ativos relacionados com o último surto, 96 são na Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) e 28 na comunidade. Estes números verificam-se num universo de cerca de 800 testes realizados até ao dia de ontem, no qual foram conhecidos resultados de mais de 100 testes.
“Relativamente ao foco infecioso verificado no Lar da FMIVPS, mantemos os 22 testes positivos em trabalhadores e 74 em utentes (mais 4 testes positivos em utentes anteriormente negativos, e que já estavam confinados na residência de família)”, informa o autarca, adiantado: “Em todos os 6 novos casos registados na comunidade verificamos que já estavam em quarentena e tinham cadeias de transmissão conhecidas”.
De acordo com a mesma fonte, cinco dos utentes do lar encontram-se internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), um dos quais em cuidados intensivos. “No dia de ontem foram observados no HESE sete utentes do Lar, tendo regressado à instituição seis e sido internado uma utente”.
“De entre os profissionais registamos um internamento, que se encontra na Unidade de Cuidados Intensivos. Os restantes profissionais positivos estão a recuperar nas suas residências”, afirma.
A Área Dedicada Covid de Reguengos de Monsaraz iniciou ontem a sua atividade, nos Pavilhões Multiusos de Parque de Feiras e Exposições.
José Calixto diz que os testes na comunidade vão “continuar a ser realizados, de acordo com as decisões da Autoridade de Saúde Pública, sendo previsível a manutenção de uma elevada cadência de testagem”
Iniciou-se ontem um processo de testagem de todos os trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Monsaraz, o qual continua hoje durante a manhã.
Algumas cadeias de propagação suspeitas registaram total negatividade nomeadamente os segundos testes efetuados dos utentes da UCCI da FMIVPS, todos os utentes de apoio domiciliário da mesma Instituição e a testagem totalmente negativa efetuada a todos os trabalhadores do Intermarché da cidade.