Alcácer investe 4,5 milhões no Parque de Exposições

A maior intervenção municipal da história de Alcácer do Sal é um investimento de 4,5 milhões de euros que estará concluído em 2021. A obra destina-se a requalificar a zona do Parque de Exposições, incluindo a criação de uma ciclovia.

“Vai ser possível chegar a casa com os sapatos engraxados”. Em declarações ao Semmais, o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal recorda que “tal como o resto da população, sentia vergonha sempre que ia aos certames e às feiras por causa do recinto onde estas se realizam e onde se acumulava o pó, as poças de água, os buracos e os sapatos com saltos partidos. Com esta intervenção emblemática, estamos a criar um novo polo urbano na zona nascente da cidade”.

A área intervencionada ocupa cerca de 3,5 hectares e será ligada por uma ciclovia à zona poente, o que implica “fazer um corredor ao longo do rio e requalificar a envolvente da praça de touros”. O projeto contempla ainda um parque de estacionamento “com grande capacidade”, a reestruturação das redes de infraestruturas – eletricidade, água e esgotos -, a construção de instalações sanitárias, com duches, que possam servir os vendedores e expositores dos certames, a edificação de stands em alvenaria “e com toldos” para as tasquinhas de petiscos regionais que acompanham os maiores eventos, a construção de facilidades para a GNR e para os bombeiros e a iluminação pública do recinto e dos trajetos.

O Pavilhão Graciete Baião, que faz parte do complexo requalificado, não será alvo de obras no interior, mas os corredores de acesso e o jardim serão igualmente reconvertidos. “São condições excecionais para a realização de feiras, não há nada igual nos arredores”, justifica Vítor Proença: “Como o parque é visível a quem passa na autoestrada A2, esperamos que seja também um fator de atração para novos públicos”.

Outro dos benefícios que se espera que possam a ocorrer no futuro é “o desenvolvimento da parte urbanística naquela zona da cidade”.