Ensino Superior aeronáutico em Ponte de Sor, Setúbal e Grândola

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal e Grândola são os locais onde, no ano letivo de 2020/2021, irão ser ministrados cursos técnicos superiores ligados à produção aeronáutica.

Segundo informação da Câmara Municipal de Ponte de Sor, os cursos em causa terão saídas profissionais para as áreas de produção de componentes para a indústria aeronáutica, agente de métodos, projeto de ferramentas, programador de CNC, especialista em CAD/CAM (CATIA), especialista em materiais compósitos, certificação de processos, indústria de produção em geral.

A escolha destas três localidades para serem ministrados os cursos tem a ver com o facto de ali existirem unidades de produção de componentes aeronáuticos e, mesmo tendo em conta algumas dificuldades ditadas pelos surtos de Covid-19, ser expectável que, em breve, esta indústria possa retomar a produção intensa. Em Portugal a formação superior em produção aeronáutica é praticamente inexistente, havendo uma necessidade eminente de profissionais nesta área para dar resposta às necessidades das empresas.

O objetivo passa por formar profissionais capazes de estabelecer eficazmente a interface entre a engenharia e a produção, preenchendo ao mesmo tempo a lacuna que existe em Portugal em formação superior na área de produção aeronáutica.

Os técnicos superiores de produção aeronáutica têm capacidade para gerir, implementar, avaliar e supervisionar as atividades de produção de componentes para aeronaves contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas.

As Inscrições estão abertas até 31 de agosto.