Portalegre faz parte do grupo de quatro cidades raianas portuguesas e espanholas que integram plano turístico comum.
O projeto ibérico turístico “Destino Fronteira”, presidido pela Câmara Municipal de Portalegre e que engloba ainda Castelo Branco e as cidades espanholas de Cáceres e Plasencia, foi distinguido pela “Policy Learning Platform” como uma das melhores iniciativas europeias de promoção turística.
O “Destino Fronteira” é um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG VA España-Portugal (POCTEP) e pelo Triurbir, A.E.I.E. O triângulo urbano Ibérico-Raiano tem apostado na cooperação transfronteiriça desde 1997, com o objetivo de desenvolver uma cultura de colaboração ativa, fortalecendo e estimulando os laços de participação no seu território, consolidando dessa forma as suas quatro cidades, incluindo Portalegre, como destinos turísticos de referência.
A estratégia do projeto “Destino Fronteira” é posicionar os territórios transfronteiriços como “Dois países, Um destino”, promovendo a raia ibérica como destino único, com uma campanha que vá mais além da Península Ibérica e chegue a vários países.