Edifício da Guarda Fiscal da Comporta ao serviço do turismo no âmbito do Revive Natureza

Presidente da câmara de Alcácer do Sal diz que é preciso desburocratizar para atrair mais investidores, mais visitantes e criar empregos.

As instalações devolutas do antigo posto e a garagem da Guarda Fiscal na Comporta, em Alcácer do Sal, vão ser transformados em edifícios de apoio ao turismo. A decisão foi anunciada esta semana pela câmara municipal, cujos responsáveis explicaram que esta transformação é consequência da adesão ao Fundo Revive Natureza.

O fundo abrange, no país, um total de 96 imóveis (da ex-Guarda Fiscal, de bombeiros, guardas florestais, etc) e tem como finalidade requalificar e valorizar edifícios devolutos que possam vir a ser utilizados no turismo, regenerando comunidades, atraindo novos visitantes e, em consequência, contribuindo para a criação de mais empregos e fixação de população.

“O tempo que estamos a viver é um tempo em que não se pode deixar cair um grão sequer de intenções de investimento”, disse o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, durante a cerimónia de assinatura do protocolo, realizada esta semana na cidade, para que sejam lançados os concursos de recuperação dos imóveis. O autarca, que frisou a importância estratégica do concelho em termos turísticos e da qual é prova a grande procura para investimento, quis salientar que existem problemas burocráticos que estão a atrasar a concretização dos projetos e que podem ter consequências prejudiciais para a região.

Na cerimónia estiveram também presentes o presidente da Turismo Fundos, Pedro Moreira, e a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que destacou a relevância do lançamento destes concursos numa época pandémica, em que as pessoas procuram cada vez mais as áreas com baixa densidade populacional.

Apesar de ter 96 imóveis agregados em todo o país e de dispor de 25 milhões de euros para investimento estatal, o Revive Natureza contempla apenas dois projetos no Alentejo, número que demonstra a pouca atenção que a região parece dispensar a um programa de promoção turística.

Segundo informação da câmara de Alcácer do Sal, o concurso decorre até 19 de outubro de 2020.