Mostra fotográfica sobre o universo têxtil em Santiago do Cacém

Alunos da Escola Superior de Educação de Lisboa expõem nas ruas da cidade do Litoral Alentejano.

Santiago do Cacém expõe em alguns dos seus principais arruamentos a exposição “O Olhar e o Fazer”, uma experiência visual e sensorial relacionada com o universo têxtil.

O projeto nasceu do convite efetuado pelo Município de Santiago do Cacém à Escola Superior de Educação de Lisboa, inserido na preparação do evento Santiago Style Weekend de 2020, mas, que, não foi possível concretizar devido à pandemia por Covid-19. Foi, no entanto, decidido manter a realização da exposição no âmbito da campanha de promoção do comércio tradicional.

Os trabalhos apresentados resultam de um desafio lançado aos estudantes das licenciaturas em Artes Visuais e Tecnologias, Mediação Artística e Cultural e Música na Comunidade que frequentaram a disciplina de Arte Têxtil, na Escola Superior de Educação de Lisboa, no ano letivo 2019/2020.

Este desafio consistiu na criação de um patchwork visual composto por imagens fotográficas que evocassem, direta ou indiretamente, conceitos têxteis tais como: texturas, padrões, entrelaçar, torcer, enrugar, franzir, plissar, costurar, alinhavar, construir, acumular, bordar, fiar, tecer, vincar… Relacionando o “pensamento têxtil” com outras áreas, como a da fotografia.

As imagens que compõem este patchwork visual podem ser apreciadas na Rotunda do Largo 25 de Abril, na Rotunda do Largo Professor António Vilhena (Largo do Barroso), na Rua Professor Egas Moniz e no Edifício do Mercado Municipal de Santiago do Cacém.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que tem como parceiros a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra, o Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior Educação de Lisboa e a Associação do Comércio Indústria e Serviços de Turismo do Distrito de Setúbal.