O moinho reabre com a exposição permanente que celebra os seis séculos de moagem com um conjunto de novos painéis expositivos.
O Moinho de Maré de Corroios reabre ao público, esta sexta-feira, a partir das 17h00, com a exposição permanente “600 Anos de Moagem no Moinho de Maré de Corroios”.
A mostra conta agora com novos painéis expositivos em que se incluem as ilustrações científicas de Mafalda Paiva e de Xavier Pita, que convidam à redescoberta do património representativo do concelho.
Atendendo às limitações impostas pela DGS, a lotação do Moinho de passa a ser de sete visitantes, é obrigatória a utilização de máscara durante a visita, a desinfeção das mãos à entrada, o cumprimento da etiqueta respiratória e a manutenção da distância física. Outra das regras impostas é de que não sejam manuseados os objetos expostos durante a visita que tem uma duração aproximada de 20 minutos e que deverá ser será agendada previamente.
O Moinho de Maré de Corroios, edificado em 1403 por iniciativa do Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, encontra-se conservado in situ, tendo sido adquirido em funcionamento pelo município do Seixal em 1980. Permanece como um exemplo da utilização de energia das marés e da sua aplicação na atividade moageira, sendo uma das mais antigas estruturas desse tipo existentes no nosso país e na Europa.