Descobertos novos vestígios arqueológicos em Grândola

Trabalhos nos antigos Paços do Concelho revelam achados que podem remontar ao século XVI.

 

As obras de reabilitação dos antigos Paços do Concelho, em Grândola, que estão a decorrer com acompanhamento arqueológico, revelaram recentemente diversos achados que remetem para uma época anterior ao atual edifício.

Neste momento decorrem trabalhos de escavação numa sepultura pertencente provavelmente a um indivíduo inumado no século XVI ou XVII, tendo sido também identificado e escavado um silo com cerca de um metro e meio de profundidade, contendo no seu interior abundante material arqueológico, constituído maioritariamente por cerâmicas, metais, moedas, vidros, ossos de animais e conchas.

Estão igualmente a ser averiguadas algumas características referentes à construção do próprio edifício, nomeadamente algumas fendas nas suas paredes estruturais provocadas provavelmente pelo terramoto de 1755. Foram também identificadas três paredes levantadas segundo o sistema de gaiola pombalina, construídas após o terramoto, de forma a compartimentar o espaço e adaptá-lo para acolher os aposentos do carcereiro e do oficial de diligências do administrador do concelho.

Os estudos em curso permitirão uma viagem sem precedentes ao quotidiano das gentes que viveram em Grândola nos séculos XVII e XVIII. Depois de tratado e analisado, o espólio arqueológico irá ser exposto.