As radiografias devem ser entregues em farmácias. O dinheiro resultante da sua transformação será aplicado em projetos de apoio social.
A Assitência Médica Internacional (AMI) vai proceder, no último trimestre deste ano, em Setúbal, a uma campanha de recolha de radiografias antigas as quais serão posteriormente recicladas. Os fundos obtidos reverterão para projetos de apoio social.
A campanha de recolha de radiografias tem vindo a ser desenvolvida desde 1996 e tem como objetivo recolher as que têm mais de cinco anos ou que não possuam valor de diagnóstico para serem posteriormente recicladas, evitando-se a deposição em aterro.
As radiografias devem ser entregues nas farmácias aderentes, não devendo vir acompanhadas relatórios, envelopes ou folhas de papel. Posteriormente serão entregues ao cuidado da AMI para encaminhamento para centros de tratamento de resíduos, permitindo a extração da prata presente neste tipo de exame.
Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de dez quilos de prata. Nos últimos 24 anos, a organização já recolheu mais de 1650 toneladas de radiografias, o que permitiu financiar várias missões humanitárias, além de reduzir a contaminação do meio ambiente.