DGS considera que as instituições não possuem condições para salvaguardar a saúde dos utentes.
Os centros de dia do concelho de Alcácer do Sal vão continuar encerrados face à dificuldade em assegurar os critérios de segurança exigidos pela Direção Geral de Saúde numa tentativa de travar a propagação da Covid-19. Assim, segundo informação da câmara municipal local, todos os utentes vão continuar no regime de apoio domiciliário, o qual será prestado pelas instituições às quais estão ligados.
A decisão agora anunciada pelo município coube à delegada de Saúde da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Tamara Prokopenko e foi validada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e o acordo das estruturas residenciais presentes na reunião do grupo de trabalho para acompanhamento da Covid-19 da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada a 21 de agosto, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Na análise à reabertura dos Centros de Dia das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas – ERPI’s considerou-se que não estão reunidas as condições para a reabertura dos mesmos, dado as instituições do concelho não cumprirem pelo menos dois dos três critérios definidos no guia da DGS: transporte, recursos humanos e estrutura física. Ou seja, as IPSS’s não conseguem efetuar o transporte dos utentes nos moldes previstos pela DGS. Por vezes têm falta de pessoal (o que dificulta a constituição de equipas distintas para acompanhamento de diferentes grupos) e os próprios edifícios nem sempre permitem a acomodação de todos os utentes respeitando o necessário distanciamento físico.