Alcácer do Sal diz que surto está controlado

Os utentes dos centros de dia vão continuar em apoio domiciliário. Os técnicos municipais visitam as pessoas em quarentena.

A Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil de Alcácer do Sal e a Autoridade Local de Saúde, reunidas esta manhã, anunciaram que até ao momento foram detetados 35 casos ativos de Covid-19 no concelho adiantando, no entanto, que todas as situações identificadas estão controladas.

Num encontro em que foram abordadas as medidas preventivas a tomar para evitar a propagação do vírus, os intervenientes reconheceram ainda que 28 dos 35 casos identificados se referiam a pessoas residentes na Comporta.

Um comunicado da câmara municipal diz que os munícipes que estão em quarentena, por serem casos ativos ou por terem tido um contacto de alto risco, receberam já 16 visitas de funcionários municipais para distribuição de bens e de medicação e têm acompanhamento diário por parte das forças de segurança e das autoridades de saúde.

“Foi também abordada a estigmatização que se tem verificado e que importa evitar, pois além da saúde física, esta é também uma questão de saúde mental pela qual há que zelar; o novo coronavírus contagia qualquer pessoa indiscriminadamente e tal pode acontecer a qualquer um de nós”, conforme refere a nota de imprensa.

Os utentes dos centros de dia, dado que as instituições não têm capacidade para cumprir todos os requisitos necessários, vão continuar em apoio domiciliário.