Na abertura deste novo ano lectivo, um ano especial face à pandemia mundial que nos coloca novas e exigentes questões da segurança, temos vindo a desenvolver um conjunto vasto de obras de requalificação nas nossas escolas, visando dotar os equipamentos públicos, quer das medidas que impeçam a propagação do vírus e que protejam os estudantes e respetivas famílias, quer da necessária qualificação que procuramos introduzir em cada novo ciclo lectivo.
A nossa intervenção está a concretizar-se em mais de 30 estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1º ciclo, com a realização de obras de beneficiação, a substituição de coberturas e pavimentos dos edifícios, beneficiação de espaços de recreio e múltiplas reparações. Entre grandes obras e intervenções de menor dimensão, a autarquia está a investir mais de 8 milhões de euros. A Câmara Municipal do Seixal está também a proceder à remoção das coberturas em fibrocimento (com amianto) em 14 escolas do concelho do 1.º ciclo do ensino básico, procedendo à colocação de novas coberturas, num investimento municipal superior a 1 milhão de euros, que estarão concluídas durante o presente mês de setembro.
Mas também estamos a acompanhar as medidas e planos de contingência necessários ao regresso das nossas crianças e jovens às escolas, em articulação com os Agrupamentos Escolares e Autoridades de Saúde locais, de modo a que este regresso seja concretizado com a máxima segurança para todos. No entanto, entendemos que tal como já aconteceu nas creches, também na escola pública, em todos os níveis, os alunos, professores e outros profissionais deveriam ser testados à COVID-19, de modo a podermos despistar de forma precoce possíveis focos de infecção. O Governo devia priorizar esta medida e concretizá-la no imediato.
Gostaria ainda de assinalar que vamos garantir o apoio bolseiro aos estudantes e respetivas famílias residentes no concelho que se encontram em situação de carência financeira. Deste modo, iremos atribuir 10 bolsas a estudantes de ensino superior no valor global de 12.500 euros e 20 bolsas a alunos do secundário no valor total de 15 mil euros. A ação social escolar do município estender-se-á também a ajudas subsidiárias na aquisição de livros, material escolar e acesso a refeições escolares que, no total, atingem os 28.504 euros.
Apesar da pandemia da covid-19, o direito à educação deve ser a palavra de ordem em qualquer modelo de planeamento escolar concelhio. É por isso que entendemos ser importante assegurar a igualdade de oportunidades a todos os estudantes do nosso município: igualdade no acesso aos materiais didáticos, mas também igualdade no acesso a espaços físicos renovados e requalificados que permitam aos nossos jovens desfrutar do ensino com a máxima qualidade. Ninguém pode ficar excluído e a possibilidade de aprender estende-se a todas as idades, estando o município também a apoiar a construção das novas instalações da Universidade Sénior do Seixal, no valor de 2 milhões de euros, cuja obra irá iniciar em breve.
Sabemos que sem a colaboração de todos não conseguiremos atingir os objetivos a que nos propomos para benefício da nossa população estudante. Por isso, reivindicamos mais apoios ao governo no sentido das 13 escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundário serem alvo de obras de valorização tal como a Câmara Municipal está a concretizar nas escolas da nossa responsabilidade.
O tempo agora é de regresso à normalidade com a máxima segurança. Este é o nosso desafio colectivo, de prosseguir a nossa vida, combatendo o vírus.
SIGA O NOSSO CONCELHO
Joaquim Santos
Presidente da Câmara Municipal do Seixal