Setúbal celebra Jornadas Europeias do Património

Exposições no Museu do Trabalho Michel Giacometti e a apresentação do livro “Os Sonhos da Revolução dos Cravos” são temas em destaque.

A Câmara Municipal de Setúbal volta a organizar, entre os dias 25 e 27 deste mês, um conjunto de atividades, todas de entrada gratuita, com o objetivo de sensibilizar para a importância do conhecimento, proteção, descoberta e fruição do património, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano com o tema “Património e Educação”.

Nos dias 25 e 27, o Museu do Trabalho Michel Giacometti abre portas para visitas às exposições de longa duração “Ao Encontro do Povo”, composta pela coleção etnográfica de Michel Giacometti, “Indústria Conserveira (da lota à lata)”, “Mercearia Liberdade” e “Marchas Populares 2019”.

As visitas realizam-se no horário semanal de inverno do Museu do Trabalho, entre as 9h30 e as 18h00, com limite máximo de lotação de dez pessoas no interior do equipamento devido às medidas contra a pandemia de Covid-19.

Os visitantes têm ainda a oportunidade de ficar a conhecer a exposição temporária que reporta os 45 anos do Plano Trabalho e Cultura, uma das ações do Serviço Cívico Estudantil, liderado pelo etnomusicólogo francês Michel Giacometti, e uma das marcas visíveis da Revolução de Abril no plano educacional.

A apresentação do livro da setubalense Maria José Maurício “Os Sonhos da Revolução dos Cravos”, com apontamento visual sobre as memórias do Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil recordadas por intervenientes na época de 1975, compõe uma tarde intercultural a 26, pelas 16h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.