Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo instala novo acelerador linear

O novo equipamento, adquirido no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Lisboa 2020, implicou um investimento de 2,4 milhões de euros.

Concluída a instalação do novo acelerador linear, segue-se a fase de testes e, posteriormente, o licenciamento do equipamento para o início da atividade.

Com um investimento de 2,4 milhões de euros, o acelerador vai substituir um dos dois equipamentos existentes no Serviço de Radioterapia, que já se encontrava desatualizado face à evolução técnica e científica verificada nos últimos anos, avança o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) em comunicado.

O novo equipamento permitirá aumentar a capacidade de resposta interna para tratamentos complexos; aumentar a precisão do tratamento a realizar; reduzir o tempo de tratamento para os tratamentos complexos; e diminuir os efeitos secundários.

Recorde-se que o Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a atividade em maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do Tejo. Na abertura dispunha de um acelerador linear, um simulador e um sistema de planeamento computorizado tridimensional, tendo ficado desde logo as suas instalações preparadas para receber mais um acelerador linear, que foi instalado em 2010.

Certificado pela norma ISO 9001 desde 2009, o Serviço de Radioterapia realizou 25.849 tratamentos durante o ano de 2019.