Câmara de Portalegre reabilita Bairro do Atalaião

Os trabalhos em edifícios que são propriedade do município custam 322 mil euros. Serão beneficiadas as associações do concelho.

O Município de Portalegre assinou ontem, 2 de outubro, o auto de consignação para a III fase da empreitada de “reabilitação e recuperação de edifícios/frações, propriedade do Município”, no Bairro do Atalaião.

Decorrente das intervenções realizadas nas habitações sociais do Bairro dos Assentos, a empreitada no Bairro do Atalaião tem um custo de cerca de 322 mil euros e um prazo de execução de 180 dias e incidirá sobre o interior das habitações e lojas propriedade da autarquia, bem como na reabilitação de espaços comuns, coberturas e fachadas dos prédios com frações propriedade do município.

Serão também substituídas as redes de abastecimento de água e as redes de drenagem das águas residuais domésticas, tendo sempre como objetivo a melhoria das condições de conforto e segurança dos habitantes.

Os espaços comerciais que serão reabilitados destinam-se posteriormente para uso das associações do concelho, como sedes sociais, sendo importante referir que a Loja Social do Município vai ficar também ali instalada.

A estratégia de Reabilitação Urbana para Portalegre está a ser encarada como uma âncora para o desenvolvimento sustentado, dinamização da economia local, a par da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A intervenção enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Portalegre, mais concretamente no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, sendo cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Alentejo 2020-PORA.