Mural em Setúbal homenageia figuras históricas nacionais

Humberto Delgado, Ramalho Ortigão e Fialho de Almeida são três personalidade representadas numa parede de 120 metros do Bairro da Camarinha.

Humberto Delgado, Ramalho Ortigão e Fialho de Almeida são as três personalidades do panorama histórico e político nacional homenageadas na intervenção de arte urbana, recentemente concluída no Bairro da Camarinha, em Setúbal. O mural, com cerca de 120 metros de comprimento e 4 de altura nasceu no âmbito do projeto de participação cidadã “Ouvir a População, Construir o Futuro”, após proposta apresentada pelos moradores.

O trabalho foi desenvolvido pelo coletivo de artistas Explicit Citizens e, segundo o artista David Martins, interveniente na execução do mural, a intervenção, que demorou duas semanas a ser concluída, está dividida em três fases.

A primeira fase é alusiva a Humberto Delgado, o “General Sem Medo”. As cores escolhidas para ilustrar a parede foram o verde seco e o castanho, as quais pretendem simbolizar o passado militar (isto apesar de Humberto Delgado ter pertencido à Força Aérea, cuja cor é o azul).

O escritor Ramalho Ortigão, da viragem do século XIX para o século XX, aparece a seguir, em tons de bege e castanho, sépia, a dar o ar das páginas envelhecidos dos livros e textos com folhas de rascunho.

Por último, Fialho de Almeida, jornalista e escritor da mesma época, é lembrado na intervenção artística em tons de cinza, preto e branco, numa alusão aos tons das páginas de jornais onde publicou.