Violoncelista Pavel Gomziakov atua na Sobreda, Almada

O músico russo toca Bach, este sábado, no âmbito do Sons de Outono, no Solar dos Zagallos.

Ao terceiro concerto, o Sons de Outono – Festival de Música de Almada, homenageia o compositor mais influente e que mais contribuiu para a exaltação e conhecimento da música europeia – Johann Sebastian Bach. Esta distinção acontece este sábado, às 19h, no Solar dos Zagallos, na Sobreda, e é interpretado pelo violoncelista russo Pavel Gomziakov.

O festival decorre até 31 de outubro e envolve 16 músicos, que executam o alinhamento deste ano, inspirado no Conhecimento. Dá continuidade a uma programação pensada a três anos, que se iniciou em 2019 com o tema da Vontade e que termina em 2021, sob o signo do Destino.

O objetivo é celebrar a vida de Fernando Magalhães, que a 20 de setembro de 1519, com 256 homens e cinco navios, deu início à primeira viagem de circum-navegação do planeta.

Pavel Gomziakov nasceu na cidade de Tchaikovsky, na região dos Urais, na Rússia. Estudou na Academia Gnessin e no Conservatório de Moscovo, com Dmitri Miller e na Escola Superior de Música Rainha Sofia, em Madrid, com Natalia Schakhovskaya. Diplomou-se pelo Conservatório Nacional de Paris, na classe de Philippe Muller.

Gomziakov estreou-se nos EUA, em 2010, com a Sinfónica de Chicago, sob a direção de Trevor Pinnock. Desde então, tem atuado regularmente na Europa, nas Américas e no Japão.