Obas do Hospital de Dia de Psiquiatria no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo já avançaram

Uma equipa multidisciplinar vai assegurar prestação de serviços a doentes. Investimento é de cerca de 200 mil euros.

As obras do futuro Hospital de Dia de Psiquiatria, no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo tiveram inicio na passada semana. Com um investimento de cerca de 200 mil euros, esta nova valência irá contar com uma equipa multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social e ficará localizada no Montijo.

A nova valência irá garantir a continuidade dos cuidados assistenciais aos doentes após a alta do internamento de Psiquiatria, contribuindo para que possam melhorar o seu estado de saúde permanecendo inseridos na comunidade e junto das suas famílias. Destina-se também a doentes com possibilidade de reabilitação, em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica, que necessitem deuma intervenção diária e intensiva.

De acordo com uma nota de imprensa do centro hospitalar, a criação do Hospital de Dia de Psiquiatria está inserida na candidatura do projeto “Intervenção Comunitária em Saúde Mental” ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desenvolvida em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho. Este Programa  tem como objetivo assegurar elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência no SNS, colocando os cidadãos e famílias no centro das intervenções de todos os profissionais e serviços.