O Seixal é um município sustentável, onde defendemos e trabalhamos para um concelho com mais desenvolvimento social e económico, apontando caminhos no sentido de garantir uma maior sustentabilidade, participação e qualidade de vida.
Foram exatamente esses fatores que sublinhámos na nossa participação no Portugal Smart Cities Summit 2020, o maior evento no País sobre o futuro das cidades. O stand da Câmara Municipal do Seixal deu destaque a dois projetos que assentam na participação e proximidade da população e em soluções tecnológicas para reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono: o Seixal + e o Seixal On.
O Seixal + é um projeto que visa uma maior participação e proximidade com a população. Para a sua implementação, foram criados gabinetes de participação, que organizam debates e realizam obras de acordo com as propostas e necessidades da população, intervindo no espaço público, como requalificações, ações de limpeza ou manutenção.
O Seixal On é um conjunto de projetos inovadores assentes em soluções tecnológicas que pretendem reduzir o consumo de energia e desenvolver atividades e modos de vida mais sustentáveis e geradores de menos carbono. Um desses projetos é o Laboratório Vivo para a Descarbonização da Baía do Seixal, uma área de experimentação de soluções inovadoras ao longo das margens da nossa Baía, entre as quais um ecorrestaurante, a utilização de veículos elétricos, ecopontos, iluminação pública e contadores de água inteligentes, entre outros.
Queremos ir mais longe na participação da população e acreditamos que o futuro pode e deve ser construído, preservando o ambiente e o território em que vivemos. Entre 2007 e 2018, já conseguimos reduzir em 36% as emissões de C02 no concelho, e temos previsões muito otimistas nos ganhos ambientais em relação aos projetos que estão a ser implementados.
Porque defendemos um melhor ambiente para todos, reuni-me com a secretária de Estado do Ambiente para lhe dar a conhecer as nossas preocupações com as descargas de águas residuais não tratadas na Baía do Seixal e sobre o aterro sanitário intermunicipal do Seixal, gerido pela Amarsul, com impactos para os moradores da zona, e solicitámos ao Governo uma melhor solução técnica e ambiental.
No passado fim de semana demos início à 37ª Seixalíada, com a inauguração do 4º pavilhão desportivo construído neste mandato autárquico. A caminho das 4 décadas de existência a grande festa do desporto popular do concelho tem-se reinventado e superado os desafios que se colocam. Aproveito para agradecer e felicitar todo o movimento associativo que está na organização desta iniciativa, além das escolas, instituições e empresas locais.
Por último fica o convite para a 21ª edição do SeixalJazz que começa no dia 15 e vai até 24 de outubro, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. «Voltar em segurança» é o lema para um ano atípico, em que a cultura ficou para muitos esquecida, mas não no concelho do Seixal. O Jazz está de volta e traz não só o som mas a esperança que é possível continuarmos a nossa vida, adaptando-a ao novo contexto mundial de pandemia de covid-19. Esta edição é feita com projetos portugueses de qualidade indiscutível, onde saliento o nome do jovem seixalense Ricardo Toscano, que vão enobrecer o palco deste festival internacional. Esta é também a nossa forma de apoiar os músicos portugueses que estiveram sem actividade durante muitos meses.
Viver no Seixal é viver num município onde a opinião de cada um conta, onde cada sugestão é transformada numa ação em prol da terra onde vivemos. Aqui a participação anda a par da qualidade de vida e de um melhor ambiente para um município cada vez mais sustentável e participado.
Siga o Nosso Concelho
Joaquim Santos
Presidente da Câmara Municipal do Seixal