Alarme da Covid-19 já atingiu 17 escolas do distrito de Setúbal

Nas duas últimas semanas o número de casos positivos em escolas do distrito quase que triplicou. Professores dizem que já há “turmas inteiras em casa” e temem que a situação se agrave, levando ao encerramento de alguns estabelecimentos.

Em menos de duas semanas o número de casos positivos de Covid-19 em escolas do distrito de Setúbal passou de cinco para dezassete, mas o Semmais sabe que há mais casos não identificados pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF), que teme que os contágios se multipliquem e que muitos estabelecimentos de ensino sejam obrigados a encerrar.

“São números que não surpreendem e podemos estar perante algo muito mais complicado a curto prazo. Em breve será mais fácil fazer a lista das escolas sem Covid-19”, disse ao Semmais José Feliciano Costa, dirigente da FENPROF e presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, (estrutura que engloba o distrito de Setúbal).

Segundo a lista que a FENPROF tem atualizado diariamente, ontem, sexta-feira, eram dezassete as escolas da região com casos confirmados entre alunos, professores ou funcionários. O número representa mais de 13% dos estabelecimentos básicos e secundários do distrito, que no conjunto conta com 120 escolas. A breve trecho, de acordo com os docentes, o ritmo acelerado de novos contágios pode tornar-se “incontrolável”, já que, em muitas situações “não é possível cumprir muitas das recomendações da DGS” em meio escolar.

 

Distrito tem várias turmas e professores a cumprir quarentena

José Feliciano Costa diz que “podermos voltar a assistir ao fecho de estabelecimentos e ao regresso das aulas online”. Algo que, afirma, “a acontecer não será de modo generalizado, mas seletivo”. Na verdade, revela o dirigente, “temos já conhecimento de turmas inteiras e professores, em casa”.

Tal como já aconteceu na Secundária D. João II, em Setúbal, onde uma aluna testou positivo, levando três turmas do 12º ano e quatro docentes a cumprir quarentena. Em Setúbal, aliás, há mais cinco escolas a braços com a Covid-19: EB1 Brejoeira; Escola Básica N.º3 de Setúbal; Escola Sebastião da Gama; Escola Secundária du Bocage e EB 2.3 de Azeitão.

Ainda no concelho sadino, há ainda relatos de infeções nas escolas Lima de Freitas, D. Manuel Martins, e na Luísa Todi, esta última com dois professores em isolamento, alegadamente devido a contato com aluno que testou positivo. “Há docentes com baixa médica”, disse outra fonte ao Semmais, recusando confirmar se as razões se prendem com a Covid.

Já em Almada, há casos confirmados na Secundária Anselmo de Andrade, EB 2.3 António da Costa, Secundária de Cacilhas, EB1 Vale Flores e Secundária António Gedeão. Em Palmela, por sua vez, duas escolas já registaram infeções, a Secundária de Palmela, que já se viu obrigada a enviar para casa turmas do 11.º e 12.º anos, e a EB 2.3 José Maria dos Santos, no Pinhal Novo, com alunos e professores em quarentena. Na península contam-se ainda casos registados no Seixal, nomeadamente nas escolas secundária José Afonso e na EB dos Redondos; e em Sesimbra, na EB 2.3 Navegador Rodrigues Soromenho e secundária de Sampaio.

Ao longo da semana o Semmais tentou contato com vários agrupamentos de escolas, sem grandes resultados. Às primeiras abordagens sobre o assunto, a resposta mais comum foi “a direção está reunida” ou “não está ninguém disponível”. No agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, o diretor informou, através da telefonista que “não vai dar qualquer informação sobre esse assunto”.