O Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou a 22 de outubro um simulacro, ação incluída na iniciativa denominada de “Angels Iniciative” 2019/2020, com o propósito principal de “implementar a Abordagem Intra-Hospitalar do Acidente Vascular Cerebral em fase Aguda”.
O evento contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e da Dra. Cláudia Queiroga, Consultora da Angels Portugal. Durante o exercício, o doente foi acompanhado de perto desde que o momento em que deu entrada no SUB até à transferência inter-hospitalar para o Serviço de Urgência Geral (SUG). Após a realização da ação, foram discutidos os vários pontos observados para a implementação de melhorias, de modo a otimizar o serviço de atendimento de doentes com esta tipologia de doença aguda.
No passado, foram realizados em novembro de 2019 e janeiro de 2020 ações de formações destinadas a profissionais de saúde dos serviços de Urgência e Medicina Interna do CHBM. Nestas sessões de formação teórico-práticas, prepararam-se os profissionais para a implementação dos circuitos da Via Verde AVC, nos serviços de Urgência Geral e Urgência Básica do CHBM.
As iniciativas contaram com a colaboração do Dr. Miguel Rodrigues, diretor do Serviço de Neurologia e com o Enfº Fernando Martins, ambos da Unidade de AVC do Hospital Garcia de Horta.
O CHBM acrescenta, através de um comunicado enviado ao Semmais, que “continua empenhado na otimização da Via Verde AVC” mesmo em tempo de pandemia.