PJ sem indícios de irregularidades no caso do novo aeroporto no Montijo. Foi a mudança de parecer do ICNF sobre o estudo de impacto ambiental relativo que esteve na origem das buscas da judiciária, ordenadas pelo Ministério Público há cerca de duas semanas. Mas o Semmais sabe que os peritos ainda não encontraram nenhum indício de irregularidade no processo. Leia a notícia na edição deste sábado.
Os hospitais do distrito têm 113 internados Covid. As quatro unidades públicas da região registavam, quinta-feira, 107 hospitalizados na península de Setúbal, e 6 no Litoral Alentejano. Quando a número de infetados, no espaço de um mês o distrito somou mais 2.285 casos. Fique a par da evolução pandémica, concelho a concelho, no seu Semmais.
Dentro da cidade sadina há miséria em estado puro na Quinta da Parvoíce. Metade do bairro é clandestino e quase todos os 150 residentes são muito pobres e desempregados. Por vezes passam semanas sem água. Vivem da caridade e dos apoios sociais. Na Parvoíce comer é um luxo e sobreviver é um feito.
O desemprego no distrito deverá chegar aos 15,5 por cento. Sines, Seixal e Moita são os concelhos mais afetados. Um estudo da Universidade Nova, a que a nossa redação teve acesso em primeira mão, diz que a região será, até final do ano, aquela que mais desempregados terá em todo o país. O dirigente da UGT adianta que este é o resultado de se ter apostado apenas no turismo.
Para além das previsões pouco animadoras e da crise pandémica, também o informamos com boas notícias. Os Estados Unidos da América são uma das maiores escolas de golfe mundiais e quem quer singrar na modalidade procura lugar numa das universidades americanas. A setubalense Filipa Capelo foi por isso atrás do sonho!
E as notícias animadoras também se encontram na cultura. Mais de 42 mil pessoas já passaram pelo Museu da Música Mecânica, no Pinhal Novo. Ver, sentir e ouvir os sons de mais de 600 instrumentos, alguns únicos no país, é a proposta do espaço museológico composto por peças adquiridas nas viagens do mentor do projeto.
Estas e outras notícias da atualidade, no seu Semmais.
Somos informação segura e confirmada. Obrigado pela confiança.
Fique seguro!
Nós informamos.