D. José Ornelas dedicou nova Igreja ao Imaculado Coração de Maria

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, consagrou uma nova Igreja na cidade sadina, dedicada ao Imaculado Coração de Maria.

A nova igreja, toda em madeira, situa-se na Azeda, “vem inaugurar uma renovada presença da Igreja naquela zona da cidade em franco crescimento”, lê-se no site da Diocese de Setúbal.

Depois de trinta anos a “celebrar a sua fé na Escola Primária da Azeda, a comunidade da Quasi-Paróquia do Coração de Maria tem agora uma nova casa” que foi consagrada a 31 outubro por D. José Ornelas.

Na homilia da celebração, o bispo diocesano exortou a comunidade a abrir esta nova ‘casa’ ao mundo.

“Esta nova Igreja é um ponto de referência necessário, aqui, nesta zona da cidade. Precisamos desta presença de Deus no meio dos Homens, mas não podemos fechar Deus dentro de casa. Na verdade, esta casa tem de estar aberta ao mundo, e a comunidade que aqui se reúne deve ter isso bem presente”, disse o Bispo de Setúbal.

  1. José Ornelas destacou, ainda, que a casa-igreja deve ser um “laboratório da Casa Comum” a que o Papa Francisco convida a construir.

“Esta península está cheia de gente que veio de fora para cá, e que ao longo dos séculos foi formando esta cidade e que a Igreja soube acolher e integrar. Agora, mantendo a tradição, mas de forma criativa, temos que continuar a encontrar, para todos e cada um, soluções justas e solidárias, que respeitem os seus direitos”.

Nas palavras finais dirigidas à comunidade, o quasi-pároco, Padre Casimiro Henriques, deixou diversos agradecemos, não só à Câmara Municipal de Setúbal que ofereceu o terreno, mas a todos os que estiveram envolvidos na construção desta nova igreja e que muito ali se entregaram para que esta obra pudesse ganhar forma, “não deixando nada ao acaso”.