CHBM aposta na tecnologia e adquire novos equipamentos para Anatomia Patológica

Os equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura “Modernizar para Melhor Cuidar II”. O hospital comprou ainda mais 20 equipamentos para as diversas áreas médicas.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) adquiriu dois novos equipamentos para o Serviço de Anatomia Patológica, ao abrigo da candidatura ao Programa Operacional Lisboa 2020.

Os novos equipamentos, um Sistema de Patologia Digital e um novo Montador Automático de Lâminas, vêm agora substituir os que estavam, segundo um comunicado enviado à nossa redação, “tecnologicamente desatualizado”. As máquinas vêm assim reforçar a especialidade médica que analisa morfologicamente os órgãos, tecidos e células, diagnosticando lesões ou doenças.

Com um investimento de cerca de 155 mil euros, os novos equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura “Modernizar para Melhor Cuidar II”, tendo sido ainda autorizada a compra de mais de 20 equipamentos para os serviços de Cardiologia, Bloco Operatório, Ginecologia, Urologia e para a Unidade de Técnicas Endoacópicas.

Em 2017 e 2018, o CHBM viu as suas candidaturas ao Programa Lisboa2020 serem concluídas com sucesso. Este é um programa operacional da União Europeia que tem como objetivo melhorar a qualidade dos cuidados médicos prestados aos utentes, assim como as condições dos profissionais de saúde.