Jornal Semmais já está nas bancas da região

No Semmais desta semana, damos-lhe a saber que a região tem 17 surtos ativos em lares e residências para idosos. Desde abril e até 17 de novembro o distrito registava 933 idosos e 313 funcionários infetados com Covid-19 e um número de mortes associada à doença de cerca de 13%. Há Brigadas de Intervenção Rápida já no terreno.

Ainda sobre os seniores, fique a saber que há mais de 2000 a viver sozinhos ou isolados no distrito. Problema acentua-se na capital de distrito, Santiago do Cacém e Sines. Segundo a GNR, as burlas e furtos são os crimes mais praticados.

No setor do comércio, os sucessivos encerramentos e constrangimentos estão a fustigar a restauração da península. É um futuro negro que ameaça mais de 40 mil pessoas. Pedem-se apoios urgentes ao Estado.

Mas ainda assim, há boas notícias. O turismo na mira do Santuário do Cabo Espichel. O Santuário vai dar lugar a um empreendimento turístico de grandes dimensões. Município e Turismo de Portugal acertaram agulhas e já há promotores interessados.

Encosta do Forte de São Filipe vai ser alvo de novo reforço. Projeto surge após terem sido detetadas linhas de deslizamento mais profundas na encosta do que as inicialmente identificadas. A autarquia espera ver a obra concluída em meados de 2023.

O Hospital Garcia de Orta é pioneiro no país numa terapia contra a cegueira em prematuros. Equipa oftalmológica implementou, há cerca de mês e meio, uma terapia para bebés que evita a utilização de laser e eventual destruição de tecidos.

Também na área da saúde, um projeto do IPS para tratamento das lombalgias foi distinguido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O instituto de Setúbal foi um dos dois politécnicos do país selecionados. O valor atribuído ao projeto MyBack é de 250 mil euros.

E na cultura, o festival foi cancelado, mas o espetáculo continua no Fórum Luísa Todi. “A Garota Não” vai dar música a bailarino. Com um trabalho inspirado em diferentes géneros musicais, a voz da cantora convida a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal a movimentar-se ao seu ritmo. O palco é Fórum Municipal Luísa Todi, na próxima segunda-feira.

 

Estas e outras notícias da atualidade, no seu Semmais.

 

Somos informação segura e confirmada. Obrigado pela confiança.

Fique seguro!

Nós informamos.