A câmara de Évora vai assinalar a data, a 3 e 4 de dezembro, em conjunto com algumas associações do concelho ligadas à área da deficiência.
O Grupo de Trabalho para a Deficiência propõe uma programação que visa sensibilizar a população para a inclusão plena da pessoa com deficiência. O programa inicia com uma exposição de fotografia intitulada “Inclusão para todos, todos na inclusão”, que estará patente de 3 de dezembro até 3 de fevereiro de 2021, na Praça do Sertório, em Évora.
Outra das iniciativas é o III Fórum Inclusivo (feito por videoconferência) que se realiza no dia 3, entre as 9h30 e as 12h30 sob o lema “Os direitos das pessoas com deficiência versus pandemia” e é promovido pela APPACDM.
A apresentação do projeto “Évora nas mãos, guia gestual da cidade”, por via digital, será feita a 4 de dezembro, pelas 11h00, devendo os interessados contactar a Associação de Surdos de Évora para participar.
No mesmo dia, a partir das 14h00 ocorrerá a leitura de um conto em braille por Tânia Colaço, com tradução em língua gestual portuguesa na página de Facebook da Associação de Paralisia Cerebral de Évora. Pelas 14h30, decorre a videoconferência denominada “O rato que ruge e o sistema Braille”.
Durante o mês de dezembro serão ainda divulgados vídeos na plataforma Tik Tok, elaborados por instituições de apoio à pessoa com deficiência.