Câmara de Marvão reativa rede de apoio ao domicílio

A autarquia reativou a rede de apoio ao domicílio destinada a maiores de 65 anos, doentes crónicos e pessoas em isolamento profilático ou em quarentena, devido à pandemia.

Segundo o município, esta iniciativa, intitulada “Em Casa” – Rede de Apoio ao Domicílio, tem como objetivo o auxílio na aquisição e entrega de bens essenciais como alimentos, produtos de higiene e medicamentos.

Os munícipes podem aceder a este serviço, todas as segundas-feiras, entre as 9h00 e as 16h00, através do telefone 245 909 139, de forma a efetuar o pedido dos bens essenciais de que necessitam e que serão entregues ao longo da semana.

No concelho de Marvão, distrito de Portalegre, há um surto de Covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Marvão, com 12 pessoas – utentes e funcionários – infetadas com o vírus que provoca a covid-19, segundo revelou hoje fonte do município.

“Estão infetados no lar residencial da APPACDM de Santo António das Areias [freguesia rural] sete utentes e cinco funcionários”, disse o presidente do município, Luís Vitorino, em declarações à Lusa.

De acordo com o autarca, os casos “têm vindo a acontecer” nos últimos dias na instituição, que tem capacidade para acolher, segundo a sua página na Internet, 22 pessoas em alojamento permanente e duas pessoas em alojamento temporário.

“Dois dos utentes infetados estão internados no hospital de Abrantes”, acrescentou o autarca, indicando ainda que a APPACDM está a efetuar testes rápidos a utentes e funcionários.

O relatório publicado ontem pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet indica que o distrito de Portalegre conta com um total de 21 mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia.

No documento, é referido que o distrito regista 509 casos ativos, 539 casos recuperados, encontrando-se 28 infetados internados nas unidades hospitalares da região.