Festival de Música Cidade de Almada 2020 começa terça-feira

O evento foi programado, essencialmente, para o público mais jovem, e visa dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por instituições, profissionais e alunos da educação artística, com destaque no ensino musical.

Entre 1 a 9 de dezembro, realiza-se a 6.ª edição do festival que, organizado pela Academia de Música de Almada e a Almadamúsica Associação Cultural, com o apoio da autarquia, foca-se na figura do professor de música enquanto intérprete, e no jovem aprendiz que dá os primeiros passos como intérprete no futuro.

No dia 6 de dezembro, às 11h00, no Convento dos Capuchos, na Caparica haverá uma homenagem a Madalena Sá Pessoa (1920-2020), pianista e figura ímpar no panorama do ensino da música em Portugal, com um concerto do Coro Infantil da Academia de Música de Almada.

Englobado no certame acontece a 10.ª edição do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, dirigido a jovens músicos nacionais e europeus, com idades entre os 14 e os 25 anos. Encontram-se já inscritos 37 candidatos na vertente Canto.

As provas finais realizam-se a 7 e serão transmitidas em streaming, e a entrega de prémios e o Concerto de Laureados estão agendados para o dia seguinte, às 11h00, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça.

No último dia, às 21h00, o Auditório Osvaldo Azinheira, no Cineteatro da Academia Almadense, vai ser o palco do concerto de encerramento do festival centrando-se, sobretudo no período barroco, com algumas das mais notórias árias sacras de Bach e Vivaldi, intercaladas com alguns interlúdios instrumentais.

Devido às contingências inerentes ao atual estado de emergência, os concertos do Festival de Música Cidade de Almada serão transmitidos online.