Paço dos Henriques nas Alcáçovas é candidato à Marca do Património Europeu

O Paço dos Henriques, nas Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, é candidato à Marca do Património Europeu, informou o município, que entregou na quarta-feira a candidatura na Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A Marca do Património Europeu (MPE) abrange mais seis locais, noutros tantos Estados-membros da União Europeia, onde foram assinados tratados de paz relevantes, lê-se num comunicado da Câmara de Viana do Alentejo.

A candidatura foi apresentada na categoria de “sítio transnacional”, ou seja, que “associa vários sítios localizados em diferentes Estados membros que se centram num tema específico”.

A MPE abrange mais seis sítios localizados noutros tantos Estados-membros da União Europeia (UE) que possuem um património imaterial semelhante, onde foram assinados tratados de paz relevantes.

Integra, além do Paço dos Henriques, como sítio coordenador, o conjunto histórico de Alcañices (Espanha), o Castelo de Trencin (Eslováquia), a Casa da Paz (Hungria), o mosteiro de São Francisco de Zadar (Croácia), o parque da fonte histórica de Kaynardzha (Bulgária) e o Museu Nacional Cotroceni de Bucareste (Roménia).

A MPE Foi instituída em 2011, por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, com o objetivo de “distinguir sítios que representem um forte valor simbólico e confiram visibilidade quer à história comum europeia e à construção da UE, quer aos valores europeus e aos direitos humanos que são o sustentáculo do processo de integração europeia”.

A candidatura do palácio do Paço dos Henriques foi desenvolvida em colaboração entre o município de Viana do Alentejo e a associação European Network of Places of Peace (Rede Europeia de Locais de Paz), com base num protocolo assinado entre as duas entidades, segundo a nota enviada pela câmara.

O Paço dos Henriques foi, em 1479, palco da assinatura do Tratado das Alcáçovas, também conhecido como Paz de Alcáçovas, entre os reinos de Castela, Aragão e Portugal, que colocou fim à Guerra de sucessão de Castela.