O programa “Natal Solidário” pretende promover o espírito de união nesta quadra, ajudando quem mais precisa. Entre as iniciativas há angariação de produtos alimentares, competições desportivas e ainda a atribuição de tablets a entidades do município.
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a promover o programa “Natal Solidário” que pretende mobilizar toda a comunidade académica e parceiros a participarem nas iniciativas para ajudar quem mais precisa no contexto particularmente difícil que a região e o país atravessam.
As iniciativas já começam e até amanhã, dia 16, haverá uma campanha de angariação de produtos alimentares não perecíveis nos pontos de recolha nas cinco escolas do IPS e no Clube Desportivo IPS. O objetivo é assegurar as 70 refeições diárias pela associação CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, de Setúbal, no período de 23 a 27 de dezembro. Com os géneros recolhidos, o IPS decidiu criar a iniciativa “De coração para corações”, em parceria com a associação Quatro Corações, no qual vai apresentar um workshop de cozinha via zoom pelo chefe e músico Miguel Gameiro, no qual posteriormente serão confecionadas as 70 refeições no campus de Setúbal do IPS com o apoio da empresa Gestyrest para mais tarde serem entregues à CASA.
Esta terça-feira decorre o 1º WOD Solidário, que consiste numa competição de crosstraining a decorrer no Clube Desportivo do IPS, no qual os participantes doam géneros alimentares.
Está prevista ainda a entrega de tablets à população mais idosa, nomeadamente à Associação de Socorros Mútuos Setubalense e Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. O projeto “idoSOS- Um dedo de conversa”, desenvolvido por estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural, com o intuito de acompanhar, por via telefónica ou online, idosos em situação de isolamento e que beneficiam de apoio domiciliário por parte destas duas associações de solidariedade do concelho.
Para os mais novos, o IPS desenvolveu a iniciativa “Férias no Bairro”, integrada no programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, no qual em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, serão entregues kit’s IPS aos participantes. Serão ainda oferecidos brinquedos educativos, em colaboração com a empresa Science4you, às crianças que participam nas atividades da Fundação Santa Rafaela Maria, em Alhos Vedros.
Para a comunidade académica, o IPS lembra o programa Unidos@IPS, que fora desenvolvido para ajudar os estudantes mais afetados pelos impactos económicos da Covid-19, e no qual para aderir à iniciativa basta contactar os Serviços de Ação Social do IPS, através do endereço unidos@sas.ips.pt. O programa é suportado financeiramente por receitas próprias da instituição e pelos donativos de particulares -da comunidade académica ou externos – e de empresas parceiras.